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terça-feira, 20 de maio de 2014

1ª formação do PNAIC 2014. Dias 25 e 26 de abril



Segundo as orientações do MEC, “Professores de escolas públicas que lecionam em classes de alfabetização do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental participarão, este ano, de um novo curso de formação continuada, promovido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A ênfase da formação será a matemática, mas os professores continuarão os estudos de língua portuguesa, tema principal dos cursos em 2013. Cerca de 300 mil educadores, que trabalham em 5.420 municípios, aderiram ao programa em 2012. ” Assim, o município de Cametá, no Estado do Pará, de acordo com o compromisso firmado com o MEC, iniciou o segundo ano de formação com os professores alfabetizadores desta cidade. E Deste o início deste ano estamos organizando os encontros de formação e esperando os materiais destinados pelo MEC para que tais encontros aconteçam.
Como tais materiais ainda não chegaram em nosso município, o que ocasiona um atraso muito grande nas formações, uma vez que são formações mensais. Preocupados com este atraso decidimos em reunião com o gestor Municipal, o Secretário de Educação e a Coordenação do PNAIC que começaríamos a formação dos professores utilizando xerox's dos cadernos. Foram imprensas mais de 28 mil cópias para serem distribuídas entre 625 professores alfabetizadores.
A 1ª formação abordou os seguintes assuntos dos Cadernos de Alfabetização Matemática: Apresentação, Organização do trabalho pedagógico, Educação matemática no campo. A formação foi realizada da seguinte forma: no dia 25 de abril 12hs de formação das 8h às 17h e no dia 26/04 palestra de 4h sobre Educação no Campo ministrada pelo professor da UFPA Oscar. As turmas foram assim distribuídas: cada orientador de estudo tem em torno de 25 alfabetizadores num total de 25 turmas. As formações acontecem em 3 escolas do nosso município, uma vez que não se tem um espaço para acomodar rodas as turmas.
Sabemos da importância das formações para os nossos professores. Por isso, a nossa responsabilidade é grande. Mas também precisamos que o MEC fique atento quanto a distribuição dos materiais. Já que todos são parceiros neste programa.





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